Para instalar o WordPress, necessita ter um servidor Apache e um servidor MySQL, recomendo a utilização do XAMPP por ser rapido e facil, segue o link para o Tutorial onde eu explico a instalação do Xampp: Tutotial do Xampp

pré instalação:

Crie uma base de dados para que o wordpress use, acesse “http://127.0.0.1 ou https://localhoste entre em phpmyadmin.

wp0

Crie uma base de dados clicando em Banco de Dados e no campo abaixo digite o nome do seu banco de dados, no nosso exemplo usamos o WP como nome.

wp0.2

Instalação:

Clique Aqui Para baixar

descompacte o arquivo na raiz de seu site que sera administrado pelo WordPress.wp1

Acesse o site para configurar no nosso caso o link para acessarmos ficou http://127.0.0.1/sitePessoal

wp2

Como ainda não configurarmos nenhum contato do wordpress com o banco de dados ele retorna o erro da tela anterior, clicando em “Criar um arquivo de configuração”, você iria para a seguinte pagina:

wp31

Após clicar em “Vamos lá“, sera exibida a pagina onde você deve preencher de acordo com seu servidor de banco de dados, o exemplo abaixo mostra um servidor local, com usuário padrão e sem senha, claro que este exemplo é apenas para teste em nossa maquina local, caso seja para alguma outra forma de uso sugiro que usem outro usuário e senha para o banco de dados por questões de segurança.

wp4

Após todo esse procedimento o WordPress estará configurado com o seu servidor de banco de dados, as configurações a seguir serão referente a sua pagina. Esta imagem mostra a próxima tela de configuração:

wp6

O preenchimento deste formulário é bem intuitivo, sendo que terminando de preencher esse formulário você ja estará com o sistema instalado.

Primeiras alterações em minha pagina

Para gerenciar sua pagina você tem que na area administrativa do wordpres, em nosso caso o endereço ficou http://127.0.0.1/sitePessoal/wp-admin, em seu caso seria o endereço do site que o wordpress administra seguindo de /wp-admin feito isso teremos a tela de login como abaixo:

wp8

 

 

Após efetuar o login a tela principal sera exibida, nela você tem todas as informações de seu site, desde comentários, post, etc.

wp9

Na barra de link vertical pode-se observar a gama de opções que temo em gerenciamento de paginas, usuários, conteúdos das paginas, aparência entre outros. Criação de Usuários, paginas, alteração de Aparência entre outros casos deixarei para um próximo post. Grande Abraço!