Entenda o que é a VPN e conheça o risco de usar este serviço no seu celular

Padrão

O que é a VPN  (Virtual private network – rede virtual privada)

A suspensão do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil desde as 14h  desta segunda-feira (02/05) tem feito diversos usuários recorrerem a aplicativos de VPN para conseguir driblar a proibição e continuar a se comunicar por meio do serviço.

A VPN é uma ferramenta que permite o tráfego de dados por um caminho privativo na web. Uma VPN faz com que todo o seu tráfego na rede passe por um computador específico. Se esse computador não estiver no Brasil, seu Whatsapp vai funcionar e sua Netflix (serviço de streaming de conteúdo) vai ter acesso a conteúdos de outro país. No entanto, é necessário ter atenção.

funcionamento da vpn

Riscos de Utilizar VPN

Não são apenas os dados do Whatsapp que entram no fluxo da VPN. Quando falamos todo o tráfego, é todo o tráfego de rede mesmo. Inclui email, Facebook, aplicativos de bancos, etc.

É necessário ter cuidado especialmente com os serviços de VPN que são oferecidos de forma gratuita. O seu tráfego vai passar por essa VPN, e o dono pode vê-lo. Se a VPN é gratuita, que motivações a pessoa teria para fornecer a VPN para tantas pessoas, uma vez que manter uma VPN custa dinheiro?

O dono da VPN vai controlar seu DNS (nomes dos domínios dos sites): por exemplo, talvez o site ‘www.seubanco.com.br”, que você sempre acessa, não seja de fato o site do seu banco, mas uma cópia feita para roubar sua senha.

Alternativa livre

O uso de software livre pode ser uma alternativa para este caso e, mesmo sem saber, muitos usuários migraram para esta opção: o serviço do aplicativo Telegram, que é parcialmente configurado com dados abertos.

Considerações Finais

O uso de aplicativos de VPN pagos não dá, necessariamente, mais segurança aos usuários. A diferença entre eles e os gratuitos, é que pode haver uma solução caso algo de errado aconteça, por se tratar de uma relação de prestação de serviço.

Embora tenha feito um post ensinando como utilizar um app de VPN, recomendo atenção quando utilizar e que a considere todos os riscos.

Abordei apenas a utilização da VPN em aparelhos para burlar o bloqueio judicial, VPN é um tema mais complexo e vai alem de um aplicativo de celular.

Espero que gostem deste post, abraço e até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta