Informática para concursos – Conceitos básicos 1

Padrão

partes_do_corpo_humano_menino_by_renves-d4fjrtf

Já pararam para pensar que a maquina mais perfeita é o corpo humano?

Somos uma maquina que tem capacidade de receber um dado, trabalhar este dado e posteriormente fazemos uma ação relacionada aquele dado. Somos uma maquina cuja composição vai alem do corpo, temos alma (espirito ou seja la o que for sua crença sabemos que o que move nosso corpo vai alem do tangível).

Como devem saber não sou formado em biologia, mas posso falar de uma maquina parecida com o corpo humano, vamos falar do computador.

 

Softwares (espirito.exe)

Software pode ser definido como os programasabandonandooCascao1 que comandam o funcionamento de um computador. Desempenha o mesmo papel do espirito em nosso corpo. Nota-se que tanto o espirito quando o software não são palpáveis.

Software é a parte lógica do computador, são uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas.

 

Hardware (Muito mais que um rostinho bonito!)

corpo-humanohardware é o corpo do computador, e no computador a máxima “o que importa é a beleza interior”, nunca fez tanto sentido, isso porque os componente internos do computador influenciam muito!

Dizem que quando morremos nosso espirito deixa o corpo e o mesmo fica inerte, o mesmo acontece com um hardware sem software para comanda-lo. Para que o computador funcione bem precisamos do equilíbrio Hardware e Software, lembre Mens sana in corpore sano (“uma mente sã num corpo são“)  .

São componente do hardware os:

 

Periféricos de Entrada (tenho quase certeza que você está com a mão em um agora)images

São os periféricos por onde a maquina recebe informações do mundo exterior, no nosso corpo os olhos são responsáveis por esse papel, assim como os ouvidos e demais órgãos. No computador  os dados são recebidos pelos teclados, Web Cam, Mouse, Etc.

 

 

Periféricos de Saída ( Poem para fora o que você pensa!)

São os periféricos por onde a maquina passa informações para boca gritandoo mundo exterior, no nosso corpo a boca é  responsáveis por esse papel. No computador  os dados são exibidos  pelos monitores, projetores, caixa de som, impressora, etc.

 

 

Processador ( Tomar decisões sempre!)

O processador é o cérebro do computador, encarregado de processar Mitos-cientificos- los-seres-humanos-usamos-un-10-de-nuestro-cerebro-3a maior parte das informações.  O processador é o componente mais complexo e freqüentemente o mais caro, mas ele não pode fazer nada sozinho. Como todo cérebro, ele precisa de um corpo, que é formado pelos outros componentes do micro, incluindo memória, HD, placa de vídeo e de rede, monitor, teclado, mouse, etc.

Existem diferente modelos de processadores, cada qual com uma capacidade de processamento. Quanto melhor o processador, maior agilidade as tarefas serão realizadas.

O processador é composto pelo cooler, um sistema capaz de controlar a sua temperatura padrão. Se houver essa regulação, maior vida útil terá o chip e isso irá variar de acordo com o fabricante. Todo processador é formado por um conjunto de pinos (contatos) que servem para serem conectados em determinado tipo de placa-mãe. Os fabricantes mais conhecidos deste componente são Intel e AMD. Exemplo de processadores: Intel Core 2 Duo, Intel Core i7, AMD Athlon X2, AMD Phenom II, entre outros.

O processador é o CPU do computador, unidade central de processamento. Ao contrário do que muitos acreditam ele não é aquela caixa do lado do monitor, o nome dela é gabinete, veremos mais a frente.

 

HD ( pensamentos memoráveis)

O disco rígido – ou HD (Hard Disk) – é o dispositivo de armazenamento permanente de dados mais utilizado nos computadores. Nele, são armazenados desde os seus arquivos pessoais até informações utilizadas exclusivamente pelo sistema operacional. Seria como o cérebro e a capacidade de armazenar informações para lembrar posteriormente.

 

Memoria RAM( nem toda lembrança precisa ser eterna)

paes_periniImagine você indo na padaria, você lembra que é para comprar 5 pães e 2 litros de leite. Até que seja realizada a compra você não pode esquecer mas e depois que comprou? digamos que passou 5 anos, essa informação ainda será útil? Para evitar que seu cérebro seja sobrecarregado as informações temporárias são apagadas e, assim acontece com o computador.

Para simplificar a lógica por trás da função da memória RAM, é possível fazer uma analogia com uma mesa de estudos, onde se reúne todo o material necessário para realizar os deveres de casa: como canetas, lápis, caderno e livros. Os materiais seriam os arquivos e a memória RAM, a mesa, onde tudo se reúne e o trabalho é feito.

Está memória é volátil, ou seja, quando o computador é desligado a memória é esvaziada.

Placa Mãe ( Acolher os componente é preciso)

connectivity_key_visual_2981f32418Do mesmo modo que temos a espinha dorsal para interligar os nossos órgãos de certa forma abriga-los. O computador tem a Placa Mãe que recebe o HD, Processador, memória ram, e demais dispositivos do computador.

 

 

 

 

Gabinete( onde vou colocar essa bagunça? )

É o esqueleto do computador, a estrutura onde ficam os componentes do computador (Memória Ram, Processador, HD, Placa Mãe, Placa de Video, etc)

Erroneamente chamado de CPU, o gabinete (ou torre) pode não estar presente no computador, sendo o monitor do computador  e o gabinete uma peça apenas.

 

 

Este foi o primeiro tópico sobre matéria para concursos, o material esta bem simples e resumido. O artigo se apresenta assim baseado nos diferentes níveis de conhecimento dos leitores do blog.

Vou escrever outros artigos me aprofundando em cada tópico abordado aqui.

Avaliem e deixem sugestões. 🙂

5 comentários sobre “Informática para concursos – Conceitos básicos 1

Deixe uma resposta