Informática para concursos – Sistemas Operacionais

Padrão

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre sistemas operacionais, mas sabe como eles são classificados? Consegue me listar alguns? sabe como eles funcionam? Aqui vou abordar de maneira mais aprofundada essas e outras questões.

O que é Sistema Operacional?

Sistema  operacional é uma coleção de programas para gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador,ator gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

Conforme dito no tutorial sobre softwares, o sistema operacional nada mais é do que um palco onde os aplicativos são os atores.

Os “papeis” desses atores variam entre executar uma musica, editar fotos, editar texto, cálculos,  outras tarefas especificas como softwares empresariais ou qualquer outra tarefa.

Outra analogia interessante é de que o sistema operacional é um interprete entre maquina e usuário. Onde o Sistema operacional recebe as ordens do usuário, traduz para uma linguagem compreensível pelo computador. Também traduz, em uma linguagem mais acessível, a resposta da máquina aos comandos do usuário.

Tipos de Sistemas Operacionais

Monotarefa – Monoprogramável (O Homem do pedaço) – O sistema operacionaldos dedica todos os recursos para a execução de apenas 1 tarefa. Basta lembrar da comparação homem e mulher, os homens são acusados de não conseguir realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Exemplo de sistema Monotarefa.: MS-DOS.

 

Multitarefa -Multiprogramável (Quase uma mulher) – sistema que permite o urlfuncionamento de vários programas quase que ao mesmo tempo, além de compartilhamento e gerenciamento de recursos, apresentando uma estrutura complexa.

Neste caso o sistema multitarefa pode ser comparado a mulher, que consegue cuidar do filho, cozinhar, dar atenção para o cachorro, e ainda reclama do marido para a mãe pelo telefone, tudo isso  praticamente no mesmo tempo e dosando qual tarefa precisa de mais atenção (recursos) para ser executada. Exemplo de sistema Multitarefa: Windows.

duvidas que podem surgir
Mas quando eu mexo no meu Windows eu vejo mais de um programa sendo executado ao mesmo tempo, como é possível?
Conforme falei antes ele não faz! O processador do computador executa um processo por um período pequeno de tempo, e então muda para o próximo processo e assim por diante. Como o processador executa milhões de instruções por segundo, isso dá a impressão de muitos processos serem executados ao mesmo tempo.
Até Agora Falamos em computadores com 1 processador, mas e em computadores com mais processadores?

Neste caso estaremos trabalhando com Sistemas de Múltiplos Processadores. São classificado em 2 partes: Fortemente Acoplado e o Fracamente Acoplado.Fortemente acoplados –  quando compartilham apenas uma memória e são controlados por um Sistema Operacional;

Fracamente acoplados – em que cada sistema interconectados possui o seu Sistema Operacional.

Então quer dizer que não existe computador que faça mais de uma coisa ao mesmo tempo?
Existem sim! e Multiprocessamento  é o nome que damos para a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos. Envolve dois ou mais processadores físicos ou lógicos, cada processador tem sua própria unidade de controle, sendo a lógica distribuída pelo sistema.

 

Interface dos Sistemas Operacionais (Aquilo que você vê!)

Lembra que definimos o Sistema Operacional como um palco? Então… Nem todos os palcos são iguais, embora todos sirvam para mesma coisa eles se apresentam de forma diferentes. Assim é com cada sistema operacional, onde cada qual se apresenta de uma forma.

Interface de terminal  (Digitando também se vai longe…)

Nossa interface não muito amigável também pode ser chamada de “CLI” (Command Line Interface), nela o usuário entra com linhas de comando no propmpt e o Shell vai interpretar o comando. Este tipo de interface é muito utilizada por usuários avançados e em atividades específicas, como gerenciamento remoto, utiliza poucos recursos de hardware em comparação a interface gráfica.

Interface textual (Feio mas funcional)

Esta interface é também baseada em textos, mas também tem à disposiçãoFdedit um ambiente com menus, janelas e botões.

Esse tipo de interface foi difundida em aplicações baseadas no MS-DOS, que, inclusive, nas versões mais recentes contava com um gerenciador de programas e arquivos baseados nesse tipo de interface (o DOS Shell).

Atualmente essa interface é muito rara.

Interface gráfica (Eu quero é clicar!)

dashAgora sim estamos falando do que você ja está acostumado, nesse tipo de interface, também chamada GUI (Graphic User Interface) além de menus, janelas e botões também existem figuras, tanto vetoriais quanto fotografias. O mouse e teclado são ferramentes onde o usuário interage com esse tipo de interface, podendo também usar toques e gestos em touchscreens. Este tipo de interface acrescenta facilidade de uso e agilidade, tendo a desvantagem de consumir muito mais memória que interfaces de linha de comando. Ao contrário das interfaces textuais e de terminal, as interfaces gráficas dependem de um servidor gráfico para funcionar e se comunicar com o sistema, e no caso dos sistemas para desktops e laptops, inclui um gerenciador de janelas em muitos casos, para que seja possível usar mais de um aplicativo na mesma tela.

Interface de voz (Já pensou em conversar com seu computador?)iron_man_3_jarvis_by_jithinjohny-d661j9u

Esta interface é relativamente recente e muito interessante, consiste em interagir com o computador através de voz.

Um exemplo interessante seria o JARVIS do homem de ferro, lembra das conversar entre eles? Então isso é a interface de voz.

São Exemplos de Sistemas operacionais:

UNIX  (Mr. Catra dos Sistemas Operacionais)

Embora seja infame a piada, o unix é considerado o pai de praticamente todos sistemas operacionais. Desenvolvido nos anos 60 foi o primeiro sistema a introduzir conceitos muito importantes para Sistemas Operacionais como suporte a multiusuários, multitarefas e portabilidade.

Nota que o Windows não é baseado no Unix ao contrário de tantos outros como Mac, Linux, etc.

Mac OS (Aquele da Maçã)

Foi o segundo sistema operacional a usar uma GUI (Interface Gráfica), e o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Mesa de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.

Windows (Janelas para os computadores)

O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas (Maior parte delas piratas). Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática.

Este sistema operacional possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos usuários através de um teclado ou de cliques do mouse.

Linux

Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizam o kernel Linux. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença). O sistema Linux mais tradicional é o GNU/Linux, e o mais utilizado é o Android.

 

Senhoras e senhores é isso! se gostaram deixem um like, se ficou faltando algo deixem um comentário. Irei fazer um novo tutorial sobre cada sistema operacional, com detalhes que geralmente são cobrado em concursos. Um grande abraço e até o próximo tutorial!

7 comentários sobre “Informática para concursos – Sistemas Operacionais

  1. Obrigada, professor!
    tu citou sobre conversar c/ o S.O, estes dias assisti um filme (ELA) bem louco e legal…um filme que conta a história de um cara que se apaixonou pelo seu sistema operacional. Fiquei pensando nisso…a tecnologia é algo surreal as vezes.

Deixe uma resposta