Informática para concursos – Softwares

Padrão

Software é uma sequência de instruções lógicas escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.

sistemas_operativos

Conforme a imagem ao lado pode-se notar que o software faz o intermédio entre usuário e hardware.

Imagine que você acabou de digitar um texto e deseja imprimir, você clica no botão imprimir do seu aplicativo de texto (Software Aplicativo) e este aplicativo vai entrar em contato com o sistema operacional (Software de Sistema), o sistema operacional vai entrar em contato com o hardware que imprimirá o arquivo.

Softwares Aplicativos

software

Neste tipo de software se enquadram todos aqueles programas que são utilizados na execução de tarefas específicas, em qualquer campo de atividade que pode ser automatizado especialmente no campo dos negócios. Inclui, entre outros:

  • Aplicações de controle e sistemas de automação industrial;
  • aplicações de informática para o escritório;
  • Software educacional;
  • Software de negócios;
  • Banco de dados;
  • Telecomunicações;
  • vídeo games;
  • Software médico;
  • Software de calculo numérico e simbólico;
  • entre outros.

São exemplos de softwares aplicativos os navegadores (Google Chrome,  Internet Explores,  Firefox, entre outros) , os editores de texto (Word, Bloco de notas, etc), os editores de imagens (photoshop, Gimp, etc)  e qualquer outro sistema que seja de tarefa especifica (por exemplo um sistema desenvolvido para uma loja).

 

Softwares de Sistema

url

Geralmente dividido em SISTEMAS OPERACIONAIS e PROGRAMAS UTILITÁRIOS.

Sistemas Operacionais – O sistema operacional pode ser comparado com a um palco, onde os aplicativos, que são os atores, atuam.

Um sistema operacional possui duas camadas, a primeira é chamada de Kernel, é o seu núcleo principal, uma das partes essenciais e básicas que dá suporte a conversa entre software e hardware (ele faz o papel do palco). O segundo são os utilitários, programas utilizados para ‘rodar’ dentro do Kernel, ou seja, os softwares aplicativos já citados (São os atores).

O sistema Operacional tem também a função de fazer o gerenciamento dos vários usuários da máquina e é sobre esse sistema que os programas são inseridos e os recursos do computador são gerenciados, como a memória principal, as interrupções, a memória secundária e os dispositivos de entrada e saída do computador.

O sistema operacional é uma coleção de programas que:

  • Inicializa o hardware do computador
  • Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
  • Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
  • Mantém a integridade de sistema

Atualmente são usadas interfaces gráficas, ou seja, na tela do sistema aparecem imagens (ícones) que, quando clicadas, dão acesso a funções de programas instalados e do sistema, por meio do teclado ou de simples cliques de mouse.

 

Os Programas Utilitários: são programas que atuam sobre o sistema operacional para melhorar o desempenho dos mesmos ou lhes incluir novos recursos, ou seja, ampliam os recursos do sistema facilitando o uso e auxiliando a manutenção de programas. Administram o ambiente oferecendo possibilitando que o usuário organize os discos, verifique a memória, corrija falhas, etc.

 

Este foi meu segundo artigo, espero estar ajudando. Qualquer duvida ou sugestão não deixe de comentar!

2 comentários sobre “Informática para concursos – Softwares

Deixe uma resposta